Mais de 95% da população brasileira afirma gostar de chocolate e quando analisamos os números da confeitaria nacional, esse ingrediente também aparece como o preferido dos confeiteiros. O mercado apresenta cada vez mais opções de marcas e chocolates com diferentes percentuais de cacau. Então, como escolher um bom chocolate?
O chocolatier Andrei Martinez, consultor, produtor de chocolates premiados internacionalmente e professor do curso Chocotone Express dá dicas valiosas para a escolha de um bom chocolate:
1) Intensidade de cacau – Para mim esse seria o fator mais relevante. O chocolate de verdade, precisar ter um percentual mínimo de derivados de cacau, que é o que define a legislação. Mas quanto mais cacau ele tiver, melhor deve ser o sabor dele e maiores serão os benefícios que você terá ao comer o chocolate. Pois o cacau é o ingrediente mais importante do chocolate.
2) Número, ordem e tipos de ingredientes – Quanto menos ingredientes, mais puro o chocolate será e mais você poderá apreciar as características do cacau. A ordem dos ingredientes é importante pois, assim como de qualquer produto, os primeiros ingredientes são os que têm em maior volume nos produtos. Portanto, o cacau precisa ser um dos primeiros. E para finalizar essa dica, quanto mais naturais forem os ingredientes do chocolate escolhido, mais saudável ele será. Os chocolates bean to bar (da amêndoa do cacau até a barra de chocolate) só trabalham com ingredientes naturais e o mínimo possível de ingredientes. Já nos chocolates fabricados pelas grandes indústrias você encontrará chocolates de várias formas, inclusive como alguns ingredientes artificiais e até gordura vegetal, que só atrapalha uma boa degustação.
3) Degustação - Aprenda a degustar um chocolate. Com o tempo isso vai lhe ajudar a escolher melhores chocolates. Na hora de degustar, preste a atenção em alguns detalhes: se o chocolate estiver bem temperado, a aparência e o snap (o barulho que o chocolate faz quando quebrado) são os primeiros detalhes que vai perceber. Sinta o aroma e depois o sabor e a textura do chocolate na boca. Sabia que até o a forma como ele derrete na boca é importante?! E por último, o que chamamos de retrogosto, que é o sabor final que o chocolate deixa no final da boca. Balançando a língua, de cima para baixo, com a boca fechada e respirando pelo nariz, sentimos estes sabores, que têm que ser agradáveis.
4) Embalagem - Na hora de comprar um chocolate, não se engane com embalagens bonitas. Olhe primeiro as dicas 1 e 2 acima, que isso sim será importante na hora de escolher. A forma mais fácil de um produto enganar o consumidor, é pela embalagem, se não estivermos atentos, principalmente ao que falei na dica número 3.
5) E para finalizar, considerando ou não as dicas anteriores, assim como se fala no mundo do vinho, também podemos trazer para o do chocolate: “Chocolate bom é aquele que a gente gosta!!!”
Aqui de Gramado
por Andrei Martinez